top of page

COITÉ DO NÓIA

Coité do Nóia é um município brasileiro do estado de Alagoas. 

 

Cuia para beber água

Os pioneiros do lugar pertenciam à família Nóia e lá abundavam pequenas árvores que dão um fruto, o coité, o qual aberto ao meio é usado como cuia para beber água, medir farinha ou outros produtos. O povo colhia os frutos na propriedade dos Nóia, popularizando assim a localidade com tal denominação.

 

História

A colonização das terras do atual município de Coité do Nóia associa-se à história de Limoeiro de Anadia e Arapiraca. A família Nóia, pioneira daquela região, era proprietária das primeiras quatro casas que lá existiam, pelos idos de 1880, conforme depoimento do mais antigo morador da cidade. Manoel Jô da Costa, oriundo de Limoeiro de Anadia, fixou-se naquela área pouco tempo depois, dedicando-se à agricultura e à atividade pastoril. O local ligava-se a Limoeiro de Anadia e a Arapiraca por diversas veredas pequenas. Em razão da enorme quantidade daquelas árvores, o núcleo que começava a se formar recebeu o nome de Coité.

 

Por volta de 1922, na divisão administrativa do Estado de Alagoas, consta como um lugarejo pertencente ao município de Limoeiro de Anadia. Segundo a obra “Terra das Alagoas”, de Adalberto Marroquim, naquela época existia em Coité uma escola pública mantida pelo Estado.

 

Com o passar do tempo e a chegada de famílias procedentes de outros municípios, a comunidade foi aumentando. Desse modo, Manoel Marques, de Pernambuco, Manoel Cazuza, de Arapiraca, bem como as famílias Bernardino e Virgem, juntaram-se aos primeiros moradores do lugarejo que tomou forma de povoado. Um intercâmbio maior entre o povoado e as cidades vizinhas, proporcionado pela abertura de novas estradas, contribuiu decisivamente para que Coité do Nóia passasse a ocupar lugar de destaque na região. Tal fato determinou a sua elevação à categoria de município autônomo, através da Lei nº 2.616, datada de 21 de agosto de 1963. Desmembrado de Limoeiro de Anadia, teve sua instalação oficial em 24 de setembro de 1963.

 

Eclesiasticamente, Coité do Nóia pertence à jurisdição da Diocese de Penedo. A Paróquia, cujo padroeiro é São Benedito, foi fundada por Dom Valério Breda, ordinário diocesano, dentro das comemorações alusivas aos 90 anos de criação da referida diocese. O seu primeiro pároco é o padre Ronaldo Vitalino, natural do povoado Barreiras, no município do Coruripe. Na atual divisão eclesiástica da Sé sanfranciscana, a freguesia está integrada ao Vicariato de Limoeiro de Anadia.
 

Turismo

Coité do Noia é uma cidade pacata do interior de Alagoas. A cultura é demonstrada através de pinturas manuais, doces que são vendidos para as cidades vizinhas e para a capital Maceió. Também são produzidas peneiras de bambu que são vendidas para outros estados, além de colchas de retalhos bem criativas que também são vendidas para outros estados.
(Fonte:www.coitedonoia.al.gov.br)

 

 

Dados Demográficos

População estimada 2013: 11.110 (IBGE)

População 2010: 10.926 (IBGE)

Área da unidade territorial (km²): 88,510 (IBGE)

Densidade demográfica (hab/km²): 123,44 (IBGE)

 

Características Geográficas

Localização no Brasil: 09° 37' 55" S 36° 34' 44" O
Mesorregião: Agreste Alagoano
Microrregião: Arapiraca 
Municípios limítrofes: Taquarana, Igaci e Arapiraca

Distância até a capital: 122 km

Altitude: 

Clima: 

Bioma: Caatinga e Mata Atlântica (IBGE)

 

 

Gentílico: coitéense

Emancipação: 21 de setembro de 1963

 

 

Indicadores (PNUD/2010)

IDHM: 0,533 (BAIXO)

Longevidade, Mortalidade e Fecundidade (2010)

  • Esperança de vida ao nascer (em anos): 68,8

  • Mortalidade até 1 ano de idade (por mil nascidos vivos): 33,4

  • Mortalidade até 5 anos de idade (por mil nascidos vivos): 36,5

  • Taxa de fecundidade total (filhos por mulher): 2,2

 

Renda, Pobreza e Desigualdade (2010)

  • Renda per capita (em R$): 203,15

  • % de extremamente pobres: 32,43

  • % de pobres: 49,16

Links para perfil completo do município:

Site do município: www.coitedonoia.al.gov.br

 

FONTES: nov/2013

  • Wikipédia

  • IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

  • PNUD - Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento

bottom of page