WILSON MIRANDA

REDES / CONTATOS

press to zoom

Foto: Pablo de Luca

press to zoom

Foto: Pablo de Luca

press to zoom

press to zoom
1/5
Senhores do mar - Wilson Miranda e Claudio Pinto
00:0000:00
Pinte Esse Quadro - Wilson Miranda e João Miranda
00:0000:00
Sofrimento de um Povo - Wilson Miranda e Claudio Pinto
00:0000:00

Nascido em Maceió e apreciador dos ritmos nordestinos, o músico WILSON MIRANDA, começou como profissional na década de 80. Autodidata, deu seus primeiros passos como profissional tocando na noite.

 

Sua versatilidade como instrumentista é que dá margem pra poder trabalhar com diversos tipos de trabalhos e ritmos. Hoje, é um dos percussionistas mais solicitados do Estado, se destacando nos shows e gravações já realizados com grandes nomes da música alagoana como: Carlos Moura, Dydha Lyra, Mácleim, Leureni, Wilma Miranda, Wilma Araújo, Basílio Sé, Junior Almeida, Eliezer Setton, Claudio Rios, Ricardo Mota, Tião Marculino, Seresteiros da Pitanguinha e outros, além de ter participado de grupos como: Grupo A'bagha, Luz de Candeeiro, Balaidegato, Vestindo a Carapuça e atualmente, o Básico Feito Samba.

 

Wilson Miranda desenvolveu também shows com nomes nacionais a exemplo de Zé Renato, Fafá de Belém, Hermeto Pascoal, Escurinho da Paraíba, Mulheres em Pixinguinha – Neti Szpilman (Rio Jazz Orchestra), Daniela Spielmann (Chorinho Rabo de Lagartixa e Banda Altas Horas) e Sheila Zagury.

 

Experiente em festivais dentro e fora do país, já participou com uma trupe alagoana do “Festival Luso Brasileiro de Cultura” em Cerpa região do Alentejo em Portugal. Com o projeto Alagoas de Corpo e Alma, integrando a “banda base”, além dos artistas alagoanos envolvidos no projeto teve também a oportunidade de tocar no “Canecão” (RJ) com grandes nomes da música brasileira como: Leci Brandão, Tony Garrido, Leila Pinheiro, Zezé Mota, Jorge Vercilo e a primorosa Bateria da Escola de Samba Mangueira. Participou ainda de grandes movimentos musicais: XVIII FAMPOP (Feira Avareense de Música Popular Avaré - SP), Festival Unicanto de Corais, com coral Embracanto (Londrina - PR), III Fest Sinhá (Itumbiara - GO), FEMUCIC (Festival de Música Cidade Canção - Maringá - PR), onde classificou a música “Pinte esse Quadro?!!”, que foi gravada no CD do festival, composta em parceria com João Miranda, no ano seguinte “Senhores do Mar” composta em parceria com Claudio Pinto, Projeto Pelourinho Seis e Meia com o grupo “Balaidegato” em Salvador –BA, e no Directv Music Hall em São Paulo-SP com o compositor alagoano Sóstenes Lima.

 

Como compositor, se utiliza muito bem dos ritmos nordestinos e alagoanos usando células do Bumba meu Boi, Maracatu, Baião, Coco de Roda, Guerreiro, Pastoril e Xaxado.

 

Wilson Miranda conta ainda com várias músicas publicadas em CDs coletâneos, entre eles: Festivais do SESC Alagoas, 2002, 2003 e 2004; Festival de Musica Cidade Canção, Sesc Maringá, 2003 e 2004; Alagoas de Corpo e Alma, 2004 e os CDs Volumes 1, 2 e 3 do Projeto Palco Aberto, lançados respectivamente em 2004, 2005 e 2006, além estar presente no DVD Palco Aberto - 5 Anos, lançado em 2009.

 

Como produtor, Wilson Miranda compõe a diretoria executiva do Instituto Boibumbarte de Cultura e vem atuando desde 2007 realizando diversos projetos culturais, entre outros: “Mulheres que dizem Sim”, “Abril em Duo” Edições 2007, 2008 e 2009, “Festival de Inverno do Palato”, 2007, 2008 e 2009, Maceió Verão – desde 2014 e o Projeto Palco Aberto desde 2007.

 

Na área de ensino desenvolve aulas particulares e oficinas, em 2007 atuou junto ao Projeto Seresteiros da Pitanguinha com o curso de Iniciação Musical para adolescentes.